Tia Eliza com devotos
Maria Eliza Pereira de Luca – a Eliza de Categeró, ou simplesmente, Tia Eliza, é a maior devota brasileira do beato Antônio de Categeró. Sua base devocional se situa, hoje, no Estado de São Paulo. Na Capital paulista ela erigiu uma capela (particular) fora da sua residência em honra ao beato. Nesse templo estão as duas imagens de Categeró que eram cultuadas, no antigo templo, com o patronato de nosso beato, no Rio de Janeiro, que existiu, até 1994, no bairro da Penha. Ela, ainda não se conforma, com a determinação de clérigos, da época, escudados em regras burocráticas da igreja, ainda não superadas, incluindo um pouco de intolerância com outros ramos católicos, que determinaram a retirada de Categeró do patronato daquela igreja. Ela se angustia e, não se conforma a essa castração em sua devoção, inclusive entendendo que o Santo Antônio de Categeró sofre “a exclusão das exclusões” dentro de sua própria fé. Sobre tais fatos ela já se reportou a Roma na busca de uma correção do sistema burocrático e, em contínua oração, aguarda a manifestação de autoridades canônicas.
A capela vista de cima e ao longe
Na Capela que mantém para o beato Antônio de Categeró, tia Eliza – como é mais conhecida, tem o apoio de religiosos e lá, são executados ofícios litúrgicos formais, da igreja Católica, Apóstolica e Romana, conduzidos por clérigos. Ela participou da devoção e dos eventos da igreja de Santo Antônio de Categeró, no Rio de Janeiro de 1988 até 1994. Ganhou do Pe. Geraldo, que era o pároco da antiga igreja siriana de Santo Antônio do Categeró, se tornando a depositária das duas imagens do Beato. Uma em tamanho natural e a outra, que ela chama de pequena, com uns 90 cm. Esta última imagem, a que era usada nas procissões de Santo Antônio de Categeró no Rio de Janeiro, na antiga paróquia de seu patronato.
A fé em Categeró na história de vida da Tia Eliza é pública segundo ela, se encontrando na internet, onde expõe toda sua devoção ativa ao beato africano, que teve uma vida santa na Itália. Com sua devoção na bagagem ela vem do Rio de Janeiro para São Paulo, em 1995 e atribui esta mudança de rumo em sua vida, ao beato. Na capital paulista e, tendo as imagens da antiga devoção carioca, iniciou sua peregrinação categerônia.
Atualmente, uma vê por mês acontece missa na Capela de Santo Antônio de Categeró de Dona Eliza. O oficiante tem sido o Pe. Reinaldo da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos da cidade de São Paulo. A página de Eliza no Orkut é divida entre a família e a devoção.
Abaixo seu endereço direto nas lindas fotos de atos de sua capela. http://www.orkut.com.br/Main#AlbumList?uid=11466647285861801400
O sonho de tia Eliza é o mesmo sonho do portal. Estamos irmanados nessa busca e o Tio Antônio, por seu perfil de alteridade e trabalho pelos desvalidos, terá o devido reconhecimento.